• Quem Somos
  • Portfolio
  • Blog
  • Contactos
Loja EN
PKE Performance Solutions

Faça uma simulação

EGR: Merece mesmo a má fama?

  1. Home
  2. Novidades
  3. EGR: Merece mesmo a má fama?
EGR: Merece mesmo a má fama?

Se há um componente completamente incompreendido no motor de automóvel, esse será certamente a EGR. Por que raio os motores têm EGR, perguntam alguns, especialmente depois de descobrirem que está avariada.

Se queres saber o que é, para que serve e, especialmente, porque foi inventada, fica até ao fim!

Muitas questões andam à volta deste componente, a válvula EGR. Tudo começou pela necessidade de reduzir a quantidade de NOx emitido para a atmosfera proveniente de um automóvel com motor de combustão interna.

A válvula EGR controla a quantidade de gases de escape que é introduzida no coletor de admissão. E uma pergunta surge, porque é que se iria colocar gases de escape, que à partida são sujos, na admissão de ar ao motor, onde deveria apenas entrar ar limpo?

Se o objetivo é reduzir o teor de oxigénio (O2) admitido, que por sua vez reduz a formação de oxido e dióxido de azoto (NOx), surgiu a ideia de colocar um gás que é menos rico em oxigénio - os gases de escape.

Sim, tens razão, assim todo o circuito de ar vai ficar sujo com gases de escape, não é? Atenção que ninguém disse que o sistema era perfeito e, especialmente quando se mistura com a vaporização de óleo natural que entra pelo respirador do cárter, a combinação é deveras “explosiva”.

Com o passar dos kms, o desempenho do motor vai decrescendo, chegando colmatar completamente os canais do coletor de admissão onde normalmente passaria ar fresco e limpo para alimentar o motor. Quando chegamos a este estado, a válvula EGR já estará tão suja que o seu sistema de monitorização já estará a dar alarme.

Muitas vezes, se o problema for apanhado cedo, a parte eletrónica ainda não de danificou. No entanto, por experiência, ninguém faz uma manutenção preventiva da válvula EGR e esta termina a sua vida de forma precoce, normalmente com os componentes eletrónicos desta queimados.

Se queres poupar muitos euros e voltar a ter um motor com o seu desempenho máximo, liga o quanto antes para a PKE Automotive pelo 212 801 801 ou contacta-nos por Whatsapp (91 900 92 92). Estamos prontos a ajudar-te a ter um carro com mais saúde!

Relacionado

Highlights PKE - Troféu Single Seater Series Estoril
Highlights PKE - Troféu Single Seater Series Estoril
Passatempo - Dia da Criança PKE
Passatempo - Dia da Criança PKE
As Normas da DGS na Formula 1
As Normas da DGS na Formula 1
Honda Civic 1.5 VTec
Honda Civic 1.5 VTec
PKE Automotive
PKE FAPOFF
PKE Performance Solutions
PKE TurboMINUTO
PKE FastSERVICE
PKE Performance Solutions
PKE Automotive
PKE FAPOFF
PKE TurboMINUTO
PKE FastSERVICE

As marcas do grupo PKE Automotive

© 2025. PKE - Performance Key Engineering Lda. Todos os direitos reservados.

Quer saber mais sobre sobre nós?

  • Contactos
  • Novidades
  • Sobre nós
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações

Política de Privacidade

Bright
Newsletter 212 801 801
Subscrição Newsletter
Campo obrigatório
Campo obrigatório