• Quem Somos
  • Portfolio
  • Blog
  • Contactos
Loja EN
PKE Performance Solutions

Faça uma simulação

EGR: Merece mesmo a má fama?

  1. Home
  2. Novidades
  3. EGR: Merece mesmo a má fama?
EGR: Merece mesmo a má fama?

Se há um componente completamente incompreendido no motor de automóvel, esse será certamente a EGR. Por que raio os motores têm EGR, perguntam alguns, especialmente depois de descobrirem que está avariada.

Se queres saber o que é, para que serve e, especialmente, porque foi inventada, fica até ao fim!

Muitas questões andam à volta deste componente, a válvula EGR. Tudo começou pela necessidade de reduzir a quantidade de NOx emitido para a atmosfera proveniente de um automóvel com motor de combustão interna.

A válvula EGR controla a quantidade de gases de escape que é introduzida no coletor de admissão. E uma pergunta surge, porque é que se iria colocar gases de escape, que à partida são sujos, na admissão de ar ao motor, onde deveria apenas entrar ar limpo?

Se o objetivo é reduzir o teor de oxigénio (O2) admitido, que por sua vez reduz a formação de oxido e dióxido de azoto (NOx), surgiu a ideia de colocar um gás que é menos rico em oxigénio - os gases de escape.

Sim, tens razão, assim todo o circuito de ar vai ficar sujo com gases de escape, não é? Atenção que ninguém disse que o sistema era perfeito e, especialmente quando se mistura com a vaporização de óleo natural que entra pelo respirador do cárter, a combinação é deveras “explosiva”.

Com o passar dos kms, o desempenho do motor vai decrescendo, chegando colmatar completamente os canais do coletor de admissão onde normalmente passaria ar fresco e limpo para alimentar o motor. Quando chegamos a este estado, a válvula EGR já estará tão suja que o seu sistema de monitorização já estará a dar alarme.

Muitas vezes, se o problema for apanhado cedo, a parte eletrónica ainda não de danificou. No entanto, por experiência, ninguém faz uma manutenção preventiva da válvula EGR e esta termina a sua vida de forma precoce, normalmente com os componentes eletrónicos desta queimados.

Se queres poupar muitos euros e voltar a ter um motor com o seu desempenho máximo, liga o quanto antes para a PKE Automotive pelo 212 801 801 ou contacta-nos por Whatsapp (91 900 92 92). Estamos prontos a ajudar-te a ter um carro com mais saúde!

Relacionado

Era uma vez em 2005 - Marketing PKE
Era uma vez em 2005 - Marketing PKE
Como se faz um Teste de Potência perfeito em apenas 4 passos
Como se faz um Teste de Potência perfeito em apenas 4 passos
9x8: A Salvação de Le Mans
9x8: A Salvação de Le Mans
Isuzu D-Max 2.5D
Isuzu D-Max 2.5D
PKE Automotive
PKE FAPOFF
PKE Performance Solutions
PKE TurboMINUTO
PKE FastSERVICE
PKE Performance Solutions
PKE Automotive
PKE FAPOFF
PKE TurboMINUTO
PKE FastSERVICE

As marcas do grupo PKE Automotive

© 2025. PKE - Performance Key Engineering Lda. Todos os direitos reservados.

Quer saber mais sobre sobre nós?

  • Contactos
  • Novidades
  • Sobre nós
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações

Política de Privacidade

Bright
Newsletter 212 801 801
Subscrição Newsletter
Campo obrigatório
Campo obrigatório